Pular para o conteúdo principal

Veneno de Miguel Matos 2018 I ELIXIR CRUEL DA NATUREZA I









MIGUEL MATOS: Um perfil no perfume


Uma das coisas mais emocionantes sobre o maravilhoso fim de semana de perfume em Berlim (
 Experimental Scent Summit Art e Olfaction Awards ) foi a oportunidade de conhecer pessoalmente pessoas que antes só conhecíamos online. Um desses indivíduos para mim foi Miguel Matos, que eu conhecia principalmente através de seus escritos para o Fragrantica . O que eu não sabia era que Miguel fez muito mais!É sempre humilhante perceber quanta coisa boa está acontecendo lá fora, coisas que até mesmo aqueles de nós - supostamente "nos conhecemos" - nem mesmo sabem às vezes (e que reforça nossa crença na necessidade de algo como Perfume). Art Net & News). Ficou claro em nossa reunião, no entanto, que Miguel está muito alinhado com a nossa visão, e estamos muito satisfeitos e orgulhosos de incluí-lo como nosso mais novo conselheiro / associado!



Miguel Matos é um jornalista Português focado em arte e perfume, e um curador de fragrâncias que investiga as possibilidades do perfume como arte contemporânea em exposições e outros projetos multimídia. Sua última exposição é uma curada em Almada, Portugal, intitulada
 Making the Body Think . A exposição, inaugurada no dia 18 de fevereiro no Centro de Artes Contemporâneas Casa da Cerca , e encerrada no final desta semana (14 de maio), inclui o trabalho de 6 perfumistas europeus:
Anatole Lebreton: God Pan (França)
Antoine Lie: Secretions Magnifiques (França)
Antonio Alessandria: Vida e Morte (Itália)
Antonio Gardoni: O (Itália)
Lucas Gracia: Iris Noir (Espanha)
Sven Pritzkoleit: Nardus (Alemanha)

A exposição, abrigada na cisterna do centro de artes contemporâneas, recebe o título do livro homônimo da filósofa Maria João Ceitil. Miguel entregou um trecho deste livro aos perfumistas para traduzir suas impressões em aromas. Aos aromas é adicionada uma banda sonora com a voz de Ondina Pires (Portugal). A exposição é acompanhada de um belo catálogo bilíngue (português / inglês) que inclui um CD da música de Pires. Você pode aprender muito mais sobre esta intrigante exposição.


Como curador de perfumes, o primeiro espectáculo de Miguel foi o 
Project Synesthesia na Galeria Miguel Justino, em Lisboa, juntamente com a sala de projectos Per Fummum. Miguel teve sua própria revista de arte por 15 anos e foi crítico de arte da Time Out Lisbon. Escreveu os livros Artistas Portugueses em Discurso Directo (entrevistas com artistas portugueses contemporâneos). Atualmente dirige sua própria revista cultural, Umbigo , e contribui com textos para museus e galerias de arte.

FONTE:scentart.net/2017/05/11/miguel-matos-a-profile-in-scent/



RESENHA  


"Uma mistura dos materiais mais mortais. Venenos selecionados exclusivamente por seus aromas sedutores e fatais. Nós escolhemos as toxinas mais refinadas, escolhidas para encantar você, para intoxicá-lo, para submeter seus sentidos à nossa hipnose. O elixir cruel da natureza foi criado Para quem não tem misericórdia Para aquele que nada teme Morte absoluta, prazer absoluto Êxtase e destruição. A natureza nunca cheirava tão perigosa e sexy. Veneno tem os materiais de perfumaria preciosos do passado que se tornaram proibidos nos tempos modernos. Eles são símbolos da fragrância proibida. Veneno é um perfume ilegal projetado especificamente para matar por prazer, para sensibilizar sua pele enquanto você consome em total deleite. Sinta nossos líquidos sedutores e provoque seus objetos de desejo enquanto seu corpo está satisfeito com as substâncias mais proibidas. Isso fará com que sua pele fique vermelha! Por fim, provocante, o Veneno foi criado para fazer seu charme explodir. Sufoque em sua beleza. Asfixiar com o seu carisma. Picada com sua personalidade. Veneno. Um cheiro matador. Isso vai mudar sua vida ... até você estar morto. 15 matérias-primas perigosas foram incluídas em Veneno . Todos eles têm inúmeras toxinas bonitas. Esses maravilhosos materiais perfumados são irritantes, carcinogênicos e sensibilizadores. Eles causam reações alérgicas na pele, corrosão da pele ou apenas uma erupção cutânea. Eles podem causar danos aos órgãos através da exposição prolongada ou repetida. Eles são disruptores endócrinos. Mas têm um cheiro celestial. "- Miguel Matos








É sempre bom achar novidades no nicho,ainda melhor quando é acompanhada de grata surpresa como veneno de Miguel Matos.

As vezes as marcas no topo da piramide seguem por caminhos errôneos ,nessa hora é bom atirar para algo novo e tentar se aventurar.As vezes acabamos encontrando algo interessante.
Isso abre na minha pele com  um aspecto de fogo de uma fogueira em floresta escura me remetendo vagamente a perfumes Slumberhouse, abafado, cintilante, amargo, como a noite mais quente de um  país oriental, muito específica e original, especialmente no começo, até retro por um segundo escorregadio. Não há doçura.Certamente isso é para os amantes de musk e patchouli .Para uma noite fria,para aquela saída á noite.
Civeta,mergulhadas em  patchouly e  oleo de nargamota atravessam a evolução,dando um ar de mistério,certas horas me remete a perfumes da coleção da Biblioteca da casa Amouage.
Sim tem sua complexidade,a fava e ondas de ambreta tentam adoçar sua complexidade amarga,mas sem sucesso.Um perfume narcótico,imagino-me em  uma floresta no Oriente Médio,ou nos rincões da Europa.
As flores são apenas figurantes,ficam nas pontas acenando ao grosso âmbar e patchouly,o musk  apesar de sintético tem qualidade.Cumpre o que promete bem natureza,mas não é esse elixir  todo descrito.

    9/10  










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

The Spirit of Dubai By Nabeel I A MELHOR CASA DE NICHO DO MUNDO I resenhas de alguns perfumes dessa mitológica casa

A Alta floresta de um  garimpador. O ULTRA NICHO Com um tempo sólido  na perfumaria,deveras chegará uma hora que você se sente enfastiado,a maioria das garrafas ou amostras que chega em seu nariz,falam mais do mesmo,com um retoque ali,aqui,pois até mesmo a perfumaria  de nicho sofre por redundâncias,mercado,materiais sintéticos, uma  infinidade de fatores desestimulantes para o ávido colecionador.Na qual chamo de "paradoxo do nazo cansado" rsrs. Sem falar de casa que prega exclusividade e cobram preços estratosféricos,matérias primas altamente naturais (markentig ) por algo que nem compensa na verdade. Frascos extraordinários mas não se equivalem ao suco dentro dele. Mas minha experiencia com a casa The Spirit of Dubai By Nabeel,foi diferente,na minha opinião valem o que custam e nessa abordagem superficial falarei de alguns dessa casa que considero uma das melhores da perfumaria de nicho. Apertem os cintos. Majalis U

Oud For Greatness Eau de Parfum by Initio Parfums

Oud For Greatness Eau de Parfum by Initio Parfums Entusiasmada pela idéia de moléculas olfativas que desencadeiam atrações e impulsos, a Initio Parfums homenageia essa dimensão sobrenatural e científica com sua coleção hipnótica de fragrâncias. Oud Pela Grandeza marca o início de uma nova era na perfumaria,talvez meu argumento seja discutível,e cheio de viés que viabilizará consigo mais redundâncias,mas o que quero expressar é o novo hype que está causando grande celeuma lá fora.O conceito de "geometria sagrada", a inspiração por trás de Oud For Greatness, é que os símbolos e motivos recorrentes - incluindo o perfume sagrado do oud - são tão poderosos e sagrados que estão imbuídos dessas conexões ocultas com o mundo em geral, transcendendo o mundo e o plano material para alinhar aqueles que o cheiram com as vibrações do universo. Um oud esfumaçado ,super original e com apelo para as massas , viciante,intoxicado, uma fragrância que irá satisfazer aqueles em busca de

XERJOFF MV AGUSTA

  Em MV Agusta, a Xerjoff aposta no couro,um couro sofisticado com camurça muito fácil aos narizes ,mas não de forma banal.Inspirado em torneios de motocicletas na Itália que leva o mesmo nome,a proposta é passar toda a vibe do campeonato,cheiros dos pneus nas curvas,uniforme de couro,e a sofisticação do mesmo. Couro e camurça se entregam a uma linda iris amanteigada,com cravo inebriante que serve como árbitro entre ambos. o incenso no meio/dry rouba a cena ,com o toque do olíbano que o intriga ainda mais. tudo termina adocicado,fumado,com couro. para que serve:balada,festas,eventos etc. periodo;Noite compartilhável idade;+25 nota:11/10 estiloso